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Alunos da Escola Maria Januária participam de Projeto Vereador Aprendiz na Câmara Municipal

Em parceria com o professor Diego Kobal, alunos tiveram experiência educativa inovadora que proporcionou aos estudantes compreensão prática do funcionamento do governo local

Vereadores e servidora da Câmara, junto com os alunos eleitos na simulação para o cargo de vereador

Na quarta-feira, dia 24 de abril, a Câmara Municipal de Capivari recebeu os alunos da segunda e terceira série do ensino médio para o inovador Projeto Vereador Aprendiz, realizado em colaboração com o professor Diego Fernando Giovanetti Kobal. 

Os alunos das séries 2°B e 3°B, ambas participantes do aprofundamento curricular em Ciências Humanas, especificamente no componente de Filosofia e Sociedade Moderna, mergulharam em uma experiência educativa transformadora.

O presidente Thiago Braggion e o primeiro secretário José Eduardo Pacheco, recepcionaram os estudantes no plenário, e aproveitaram para ressaltar a importância fundamental deste projeto para o desenvolvimento educacional e cívico dos jovens. 

“Projetos como este são essenciais para cultivar uma nova geração de líderes engajados e conscientes de sua responsabilidade cívica. Estamos orgulhosos de apoiar iniciativas que capacitam os alunos a entenderem e participarem ativamente do processo democrático”, enfatizou o presidente da Câmara.

O Projeto Vereador Aprendiz proporcionou aos alunos, acompanhados pelo professor Diego Kobal, Carlos Eduardo de Oliveira Alves e Gleise Elidiana Bianchi dos Santos, uma compreensão mais profunda do funcionamento do governo local, com uma palestra ministrada pelo Procurador Jurídico da Câmara, Dr. Murilo Kerche, que explicou as diferenças entre os poderes Executivo, Legislativo e Jurídico, e como funciona o processo eleitoral municipal.

Antes mesmo da visita à Câmara, o professor Kobal já havia iniciado um trabalho educativo em sala de aula, instruindo os alunos sobre como os vereadores desempenham suas funções por meio de requerimentos e indicações. Como parte desse processo de aprendizagem, os estudantes tiveram a oportunidade de se candidatar como vereadores, preparando-se para a simulação de eleição que estava por vir.

Durante a simulação, os alunos exercitaram seu direito democrático ao votar em cédulas de papel, elegendo os 13 candidatos mais votados para ocupar o cargo de vereador. Em seguida, os eleitos então constituíram a mesa diretora da Câmara, replicando o processo de posse dos representantes municipais.

Ao vivenciarem de forma prática as responsabilidades e desafios enfrentados pelos vereadores, esses jovens podem vir a se tornar agentes de mudança em potencial, inspirados a fazer a diferença em suas comunidades.

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