DESTAQUENOTICIAS

José Pacheco debate emissões de metano em Frente Parlamentar Ambientalista

Evento aconteceu nesta semana na Câmara dos Deputados, em Brasília, para discutir os impactos ambientais e climáticos desse gás no Meio Ambiente e ações contra o aquecimento global

O vereador José Eduardo Pacheco durante debate no Plenário 16, do Anexo II, na Câmara dos Deputados, em Brasília

O vereador de Capivari José Eduardo Pacheco participou de uma reunião para discutir as emissões de metano e ações urgentes contra o aquecimento global, na Frente Parlamentar Mista Ambientalista, em Brasília. O evento foi organizado pelo Instituto de Governança do Parlamento Andino, em colaboração com a Plataforma Parlamentar de Ação Climática (PACPAR), e aconteceu na última terça-feira (18), no Plenário 16, do Anexo II, na Câmara dos Deputados.

“Discutimos o modelo europeu de gestão de resíduos, que elimina aterros sanitários, investe em educação ambiental e promove reciclagem, compostagem e tratamento térmico para recuperação de energia”, explicou Pacheco. O vereador disse que o destaque do evento foi a palestra do ex-senador chileno e diretor do Instituto de Governança do Parlamento Andino, Juan Pablo Letelier. “Ele ressaltou a importância de tratar resíduos, uma das maiores fontes de metano, e apresentou soluções eficientes para a agricultura”.

Para o Pacheco, o Brasil precisa adotar práticas semelhantes às da Europa para reduzir metano e proteger a saúde pública. “O projeto Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) é um passo importante nessa direção, buscando replicar o sucesso europeu. Juntos, podemos construir um futuro mais verde e sustentável”, disse o vereador.

A Plataforma Parlamentar de Ação Climática do Metano é uma rede coletiva e transversal, comprometida com ações para atingir a meta de reduzir as emissões de metano em 30% até 2030. Mais de 140 países estão comprometidos a diminuir essas emissões em 30% até 2030, conforme acordado na COP26.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo