O vereador Marquinhos Mineiro (Podemos) apresentou requerimento à Prefeitura solicitando a nebulização de inseticida em Capivari contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika vírus e chikungunya. O documento foi aprovado por unanimidade durante a 4ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, na última segunda-feira (26).
O vereador destacou por meio do requerimento a importância da nebulização de inseticida como medida eficaz para o combate da proliferação do mosquito. Ele justificou a necessidade da ação devido ao crescimento de casos de pessoas infectadas com a dengue. Ressaltou que a prevenção é fundamental para evitar surtos da doença, especialmente, nesta época do ano em que o Aedes aegypti se alastra devido às chuvas na região.
A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito infectado. Os sintomas incluem febre alta, dores de cabeça, dores musculares e articulares, além de náuseas e vômitos. Em casos mais graves, pode levar à dengue hemorrágica e até ser fatal.
A nebulização de inseticida nos bairros em Capivari é uma das estratégias utilizadas no controle do mosquito da dengue, juntamente com a eliminação de criadouros, o uso de repelentes e o tratamento de água parada. “É importante que todos os moradores colaborem, adotando medidas preventivas em suas residências e denunciando possíveis focos de reprodução do Aedes aegypti às autoridades competentes”, afirmou Marquinhos Mineiro.
O requerimento será enviado ao Executivo e caberá à Prefeitura tomar as medidas necessárias para garantir a segurança e o bem-estar da população de Capivari.