O vereador José Eduardo Pacheco (PL), nesta última segunda-feira, dia 2, falou em tribuna sobre a entrega do certificado de Economia Circular e Baixo Carbono ao projeto CONSIMARES, no qual ele estava presente.
O projeto da Central de Tratamento de Resíduos CONSIMARES foi agraciado com um certificado de alinhamento com os princípios da Economia Circular e empreendimento de baixo carbono, e adquiriu o direito de utilizar o selo de projeto impulsionado pela LCBA (Low Carbon and Circular Economy Business Action), criado pela União Europeia para apoiar projetos de baixa emissão de carbono e de transição energética para enfrentar as mudanças climáticas.
“Este projeto tem como objetivo encerrar com os lixões, uma vez que é prejudicial para o solo e saúde de todos. Além do mais, quero expressar meus sinceros parabéns ao Projeto CONSIMARES por receber o reconhecimento da União Europeia. Isso evidencia o impacto positivo contínuo que o consórcio vem gerando em nossa microrregião”, afirma Pacheco.
O objetivo é reduzir os gases de efeito estufa produzidos pelos aterros sanitários da região, os quais são responsáveis pela emissão de altas concentrações de metano para a atmosfera, segundo medições executadas via satélite com tecnologia desenvolvida pela NASA.
Para finalizar, o vereador diz que há uma iniciativa de que, em Nova Odessa, será instalada uma usina de resíduos sólidos que beneficiará todos os municípios consorciados (Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor e Santa Bárbara d’Oeste). O consórcio tem como finalidade dar um destino certo para os resíduos sólidos.