A vereadora Paloma Tatiane da Silva (PP) esteve na Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida na manhã desta quinta-feira, 02, para conversar com a secretária Manuela Albini sobre os projetos desenvolvidos pelo setor.
Sobre reabilitações, a vereadora foi informada de que os casos denominados de alta complexidade são encaminhados à rede Lucy Montoro para tratamento adequado. “A Manuela também me disse que estão tentando, junto à DRS X, que o município seja incluído em um centro especializado de Rio Claro para atendimento de pessoas com deficiência visual”, revela.
Nos demais casos, os encaminhamentos são feitos à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e aos setores de fisioterapia, terapia ocupacional e saúde mental da Prefeitura. A Secretaria também possui um protocolo de atendimento para direcionar os pacientes com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
A Secretaria é responsável ainda pelas carteirinhas de identificações de TEA e da PCD, além de oferecer apoio à pessoa com deficiência na ingressão ao mercado de trabalho.
Paloma reforçou a preocupação que tem em relação ao baixo orçamento destinado à Secretaria e a falta de divulgação das ações e serviços que a pasta oferece. Ela também já protocolou na Câmara Municipal uma indicação para que seja disponibilizado um carro adaptado com motorista para atendimentos no setor.
“Agradeço a Manuela por ter me recebido, foi uma reunião bastante produtiva. Em breve divulgaremos informações sobre um projeto que estou desenvolvendo em parceria com a Secretaria”, conta Paloma.