A vereadora Sele Rosada (União Brasil) participou da entrega da primeira Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência em Capivari, que ocorreu na manhã desta quinta-feira, 23, no gabinete do prefeito Vitor Riccomini, e foi feita ao senhor Marcelo Bonagurio, que possui deficiência visual.
Além de Sele, Vitor e Marcelo, também estiveram presentes o vice-prefeito Bruno Barnabé e a secretária municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Manuela Gonçalves Albini.
A Carteira foi instituída no município por meio do Projeto de Lei nº 26/2022, de autoria de Sele Rosada, aprovado no final do ano passado e sancionado pela Lei nº 6.411/2022. De acordo com o PL, o documento deverá conter nome, filiação, local de nascimento, RG e CPF, tipo sanguíneo, endereço, telefone e número do CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde), além de foto 3×4.
“Agradeço à Prefeitura por ter acatado o meu projeto, pois, por meio dessa carteirinha, poderemos saber quantas pessoas com deficiência moram em Capivari, quais as idades e as deficiências, para que, assim, as ações e projetos sejam mais assertivos de acordo com a realidade do município”, explica a vereadora.
A carteirinha, que também serve para atendimentos prioritários, será expedida pela Secretaria Municipal Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Para adquiri-la, é necessário que a pessoa ou o responsável entre em contato pelo telefone (19) 2146-1525 e faça a solicitação. O documento terá validade de dez anos.