De autoria do presidente da Câmara de Capivari, Du Bombonatti “Tambú” (Republicanos), e do vereador Sandro Modas (PSDB), foi aprovada na noite de segunda-feira, 13, a Moção de Apoio nº 125/2021 aos policiais paulistas que passam por uma grave crise salarial. A propositura será encaminhada ao governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB).
Segundo trecho do documento, a moção “tem por finalidade repudiar a omissão e o descaso do Governo do Estado de São Paulo perante a grave crise salarial pela qual passam os policiais paulistas”, cujas remunerações estão entre as piores do país – a última reposição inflacionária ocorreu em 2014, seguida de dois pequenos reajustes de 4% (2018) e 5% (2020). Estão inclusos no pedido os policiais militares, civis, científicos e penais.
Outro dado apresentado pela moção é o de que, no Anuário de Segurança Pública de 2021, o Estado de São Paulo está na “lanterna” dos investimentos em segurança pública, empregando pouco mais de 5% de sua arrecadação na referida pasta, ficando atrás do Rio de Janeiro (16,4%) e de Minas Gerais (16,2%), por exemplo.