DESTAQUENOTICIAS

Rafael Massouh destaca parceria com Governo do Estado em desassoreamento histórico

Quase 100 mil m³ de lodo foram retirados do Rio Capivari e córregos do município, prevenindo enchentes e garantindo mais segurança para a população

Parceria entre município e Estado: presidente da Câmara, Rafael Massouh, prefeito Vitão e a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado, Natália Ávila

O presidente da Câmara Municipal de Capivari, Rafael Massouh (PL), agradeceu ao Governo do Estado de São Paulo pelas ações de desassoreamento realizadas no Rio Capivari e em córregos do município, obra considerada histórica para a cidade.

“A parceria com o Governo do Estado mostra resultados concretos. O desassoreamento é uma conquista importante para Capivari, fruto de união e diálogo em prol da nossa cidade”, destacou Massouh.

Depois de uma longa espera, o manancial recebeu a ação de retirada de lodo e sujeira, possibilitando o aprofundamento do leito e mitigando as cheias que atingem o município em períodos de fortes chuvas. Ao todo, nas duas fases dos trabalhos em Capivari, foram retirados 97.797 m³ de material assoreado.

A obra integra o Programa Rios Vivos – Ciclo 2024/2025, uma parceria do município com o SP Águas (antigo DAEE), e teve início em outubro de 2023, após compromisso assumido pelo governador Tarcísio de Freitas. O chefe do Executivo estadual visitou Capivari durante a enchente de janeiro de 2023, quando presenciou de perto a situação das famílias atingida.

Os trabalhos começaram pelo bairro Nova Aparecida, no córrego Lava-pés. Em seguida, as máquinas avançaram para o córrego Água Choca, próximo à ponte da rua Bento Dias, onde percorreram 1.808 metros e retiraram cerca de 41 mil m³ de material.

A última fase aconteceu no Rio Capivari, iniciando na ponte da rua Padre Fabiano, passando pelos bairros Moreto e Padovani até a ponte da Avenida Pio XII, na divisa com Rafard. Nessa etapa, foram retirados mais de 56 mil m³ de lodo, em um trecho de aproximadamente 2.135 metros.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Ir para o conteúdo