
A vereadora Inês Luísa Félix (PL) usou a tribuna da Câmara Municipal de Capivari para expressar sua gratidão e emoção ao receber o Troféu Orcine de Toledo, durante a solenidade de entrega da honraria na noite de terça-feira, dia 13.
A homenagem, que reconhece personalidades que se destacam na luta contra o racismo e na valorização da igualdade racial, marcou a retomada da premiação que não era concedida desde 2021. A cerimônia contou com a presença de familiares e amigos da vereadora, além da vereadora Dra. Franciele Reis e o 2º secretário da Mesa Diretora, Rogério Marini, que realizou a entrega da homenagem.
“Foi uma surpresa, fiquei muito feliz, lisonjeada pela homenagem na figura do sr. Orcine, que foi uma pessoa com quem convivi bastante e tenho a mais profunda admiração. Significa que o meu papel de cidadã está sendo bem executado”, declarou Inês, emocionada.
Durante sua fala, ela também ressaltou o papel fundamental dos pais em sua formação e trajetória pública. “Tudo o que sou devo, em grande parte, aos meus pais. Foram eles que me ensinaram sobre respeito, dignidade e o valor de lutar pelas pessoas”, afirmou.
A parlamentar também fez questão de dividir o reconhecimento com a comunidade que a acompanha: “Esse troféu não é só meu, mas de toda uma comunidade que me cerca”, disse, enfatizando o caráter coletivo da sua atuação social.
O Troféu Orcine de Toledo, criado pela Lei nº 4.433/2014, homenageia cidadãos afrodescendentes que contribuem significativamente para o desenvolvimento de Capivari nas áreas da cultura, educação, esportes e assistência social.
Inês ainda destacou a importância da retomada da premiação neste ano: “O Troféu voltou hoje por iniciativa do presidente Rafael Massouh (PL), que teve essa sensibilidade e a preocupação de trazer a família do sr. Orcine para participar da escolha da pessoa homenageada”.
Por fim, reforçou a necessidade de manter viva a pauta racial na política: “Tem muita coisa para ser feita ainda, mas também é importante reconhecer que já tivemos avanços. Precisamos de muito mais, o racismo está aí e precisamos combater”, concluiu.