
As vereadoras Franciele Reis (PL) e Inês Luísa Félix (PL) participaram do Encontro sobre Fibromialgia, realizado nesta terça-feira (16), na Câmara Municipal de Piracicaba. O evento reuniu autoridades, especialistas da área da saúde e do direito, além de parlamentares da região.
Piracicaba foi pioneira em São Paulo ao reconhecer a fibromialgia como deficiência, iniciativa de autoria do vereador André Bandeira, que antecedeu, inclusive, a lei federal sobre o tema. O encontro reafirmou a importância da inclusão, dignidade e garantia de direitos às pessoas diagnosticadas com a doença, que ainda enfrentam muitos desafios no cotidiano.
A vereadora Franciele ressaltou a relevância da pauta. “Foi uma oportunidade de aprendizado e de fortalecimento do compromisso que temos em Capivari de buscar políticas públicas mais humanas e inclusivas. A fibromialgia precisa ser reconhecida como uma condição que exige respeito e garantias de direitos.”
Já Inês destacou o papel do Legislativo municipal. “Estar aqui é também ouvir e levar para nossa cidade experiências que podem inspirar novas iniciativas. Precisamos garantir que a saúde e a dignidade das pessoas com fibromialgia sejam prioridades.”